por chef

As descobertas de

Claudia Dotti

Claudia Dotti é chef de cuisine restauranteur formada pelo Centro Europeu e, após concluir o curso, estagiou no restaurante Lépicerie, que sempre admirou. A parte mais marcante de sua formação aconteceu em Bangkok, para onde ela viajou exclusivamente a fim de se especializar. Fez um curso de imersão com vários chefs da Escola Blue Elephant e voltou de lá entendendo que “nesse universo de tantos sabores diferentes estamos sempre apenas começando”. Não falta vontade entretanto de dissipar por aí o que as panelas woks e pilões andam contando.

Essa história de afeto e arrebatamento com a cozinha começou ainda na infância. O cheiro das refeições preparadas pela mãe atraía Claudia, ainda menina, para a cozinha de casa assim que chegava da escola. O segredo estava nos temperos que dona Rosarita usava ao preparar refeições para a família e para as pessoas queridas. Em uma sintonia parecida, o pai, René, a estimulava, pois era sempre quem estava à mesa esperando ansiosamente pelas refeições especiais. Era o momento de prazer que a comida sempre trouxe para a família.

“Foi sempre à mesa que recebi os maiores conselhos dele. Sempre achei que é o melhor lugar pra desfazermos desavenças, traçarmos planos e agradecer pelas bençãos. Aliás, cena muito antiga comum, né?”, conta a chef de cozinha.  “Cresci com a noção de que cozinhar é uma forma genuína de dar afeto”, diz Claudia.

Ela chegou a se formar como médica veterinária pela Universidade Federal do Paraná (UPFR). Atuou nessa profissão por um tempo e a gastronomia era o que mais gostava de fazer nas horas vagas. Mas houve um momento em que Claudia se rendeu às panelas. Tratou, então, de ir estudar para mergulhar nesse mundo.